# Não é (só mais) um livro - Carolina Deslandes

No que toca à literatura, há três tipos de pessoas: as que são cultas, as que querem ser cultas e as que não são cultas. Eu quero ser culta. E como todas as pessoas que querem ser cultas, tento ter um certo brio nas minhas escolhas literárias. Fernando Pessoa é a minha paixão, Miguel Esteves Cardoso é quem mais me faz investir nos seus livros e ficava-me muito bem ler com afinco José Rodrigues dos Santos, mas nem sempre tenho arcaboiço para tal. 


Uma pessoa que quer ser culta não assume de bom grado ler clássicos fascinantes da literatura como é o caso das 50 Sombras de Grey ou o Diário de Bridget Jones. Eu leio. E não o escrevo com orgulho. Não são os livros em que sublinho frases a marcador cor-de-rosa (manias!) mas são os livros que me fazem fugir da realidade. Há quem veja filmes, eu leio livros destes. Há quem veja documentários, eu leio bons livros. 


Tudo isto porque tive conhecimento de que a Carolina Deslandes tinha escrito um livro. Clichê. Ainda assim, curiosa, comprei-o e repreendi-me: "tu não gostas de clichês"!O título é: isto não é um livroO título deveria ser: de facto, tu não gostas de clichês. 




Uma chapada. Uma artista. 
Não sou fã da música da Carolina mas nunca me esqueci dela, vestida de branco num estúdio em Paço de Arcos a cantar o Angel numa gala dos ídolos sobre cinema. Boa memória selectiva. Foi lindo. 

Hoje fiquei fã das metáforas da Carolina. Da inteligência da Carolina. Do amor da Carolina. Da forma da Carolina. Escrever e ver, o mundo. 

Menosprezei uma miúda porque é gira, canta bem e lançou um livro. (Se calhar ando a aprender que nem todas as pessoas giras que cantam bem, são clichês! Ainda bem!)




Literalmente, não julguem o livro pela capa. Não é para adolescentes. Não é só grafismo. Não é vazio. 
Não é (só mais) um livro! 

1 comentário: