# Viagens (de sonho!)

Todos temos, algures na nossa vontade, projectos ou ambições acerca de viagens: daquelas com que sonhamos.

Eu sou a pessoa mais mariquinhas que conheço. Mas no que toca a viagens, sou simples e aventureira! Nunca gostei do tipo de apanhar um avião para o outro lado do planeta, onde a água é transparente e a única atracção turística é a piscina do hotel. E não gosto que chamem viagem a esse tipo de... hobbie! 

Viagem, de viajar, tem palavras-irmãs-siamesas que não se podem afastar: conhecimento, aventura, exploração e cultura. Para mim, viagem que é viagem, passa por estudar o local - ou não -, alugar um carro, abandonar os transportes e os guias turísticos, pegar no mapa e largar os GPS, e ir em busca do que há para conhecer - além do que todos falam! 

E eu - que por acaso não gosto de aviões - sou apologista de viagens domésticas (género casa às costas): o carro de sempre, tachos e panelas, comida, biquini, sweet desportiva e all stars, um mapa, algum dinheiro e partir à descoberta! 

Uma das minhas viagens de sonho passa por aqui: uma carrinha pão-de-forma, devagar, zen, muitas havaianas e biquinis, e as praias da Costa Vicentina e da Costa Algarvia! Uma praia diferente todos os dias, banhos de mar ao acordar e paz por todo o lado! 

E como diz o - brutal - Miguel Esteves Cardoso: "O beach bum é uma variante do bandalho que facilmente se observa nas nossas praias. Vivem amontuados dentro de velhas carrinhas, com um tacho e sete toalhas penduradas. Vivem quase sem dinheiro e não chateiam ninguém, (...) estão sempre bem dispostos. (...) Estão-se nas tintas e fazem o que querem (...)"

Fotografia Vasco Célio in visao.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário