# Tretas, amizade e paz

Sobre tretas. Amizades. E paz. 

O que não falta por aí são amizades da treta.

Há quem diga que existem os Amigos, os amigos e os amigos da treta. 
Para mim existem os Amigos e as pessoas que eu conheço, as pessoas de quem gosto, os colegas, os conhecidos, os vizinhos, os primos,... 
Amigos são só Amigos. São poucos. São raros. São tesouros. 

Em criança somos todos amigos: no parque, na escola, na natação, na catequese,... Somos ensinados a ser amigos do mundo, e não bons para o mundo, como se o ser amigo fosse uma ação ou um estatuto. 
Uma coisa que tenho aprendido nisto de me torna adulta, é que ser ou ter um Amigo é tudo menos um estatuto. 

Há pessoas que adoro. Que admiro. Que venero. E que não são minhas Amigas. São simplesmente pessoas de quem gosto muito. 

Da mesma maneira que não namoramos com todas as pessoas que gostamos - só por aquelas por quem nos apaixonamos - também a amizade devia ser vista assim: como oportunidades preciosas que não podem ser concedidas a todas as pessoas com quem simpatizamos. 

Talvez eu tenha um filtro demasiado seletivo - ou talvez seja este o filtro correto. Para mim é assim que faz sentido: há pessoas e quem eu gosto muito, muito, muito e há os (meus) Amigos. 

Para os (meus) Amigos gostar muito não chega. Por eles - que posso conta com os dedos de uma mão - eu sinto amor. Um amor enorme, que nem sempre é exteriorizado e piroso, mas que cada vez é mais real.

E entre os meus amores de Amigos, há um que se destaca: é o meu amor mais mimado e com pior feitio de sono, mas é a pessoa que mais me tem ensinado sobre dar amor aos amigos. 
Mora a 200Km de mim, trabalha em full-time e estuda como eu, e mesmo assim consegue ser a pessoa mais presente e que me dá sempre o suporte maior. 

Um dia destes - numa altura em que o cansaço teimava em falar mais alto que os sorrisos - recebi um e-mail com um vale para passar uma noite num hotel, literalmente, no meio do nada: natureza, paz e amor. Ela sabe fazer-me feliz! 
Duas folgas juntas, muitos Km até Alfândega-da-Fé, um temporal terrível e um dos sítios mais tranquilos que conheço. 



Ela sabia que eu precisava urgentemente de recarregar baterias - e ela também. Levou-me a um lugar que eu já queria conhecer há anos, fez-me companhia o suficiente para atenuar as saudades, mas também me deu o espaço que ela não sabia, mas que eu precisava: estar só comigo!







A ela, que é das pessoas mais bonitas que eu conheço e um dos meus maiores amores... Sou muito grata por te ter!



Há amores que não são treta!

Sem comentários:

Enviar um comentário